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Sunday, January 15, 2006
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Tecnicas de Dança Moderna Analise das Graham, Limon e Cunningham Technique
Graham Technique
Esta técnica é a mais antiga de dança moderna. Foi criada por Martha Graham, uma coreógrafa, bailarina e pedagoga que desde que começou a trabalhar a solo, quer coreografando quer a dançar, iniciou uma busca para encontrar o seu próprio vocabulário de movimento, sendo que até então só imperavam a dança clássica e as danças de entretenimento (tipo Folies Bergères). Graham, na sua busca de um vocabulário novo de movimento, acabou igualmente por criar um novo estilo de dança, a dança moderna. Nessa pesquisa, foi buscar referências ao método de François Delsarte, professor de canto que viveu entre 1811 e 1871, e que criou uma terminologia do gesto e expressões humanas para actores, e igualmente ao método de Jacques-Dalcroze em que há um íntimo relacionar do movimento com o ritmo, usando a improvisação musical e física. Graham quis criar uma linguagem mais natural e relacionada com o ser humano, sendo que inicialmente foi buscar aos movimentos naturais do corpo tais como andar e respirar. Partindo da respiração, Martha chegou ao conceito da contraction e release que são base da sua técnica, sendo que a contraction correspondia à expiração e à ombroscontracção dos músculos da região abdominal com reclinação do pélvis, levando a um alongamento da coluna pélvisvertebral, visto que o resto do corpo, nomeadamente os ombros, evita ceder mantendo o nível; release Esquema da relação dos ombros e pélvis em contractioncorresponde à expiração e ao alongar da contracção anterior, em que o pélvis retorna à posição postural (postura de dança, e não a postura natural do corpo). Esta força que é contida na contraction, permite a execução de imensos movimentos visto que contém o corpo, concentra o corpo numa força que permite a realização de diversos movimentos em combinação com a espiral, em turns, falls, saltos, permite a suspensão do corpo. O release para além do libertar dessa energia contida, combinado com movimentos dos membros ou tronco, permite a extensão e projecção do movimento realizado. Também foi no próprio modo natural de locomoção, que Martha Graham analisou e criou um modo próprio de locomoção, em que enfatiza a transferência de peso, e após esta criação, interessou-se pela deslocação do peso, sendo que através do seu balanço ela criou o conceito de bounce, que é realizado pela coluna vertebral, em que há o enrolar da coluna com a contraction, que chegando ao seu ponto máximo de extensão, relaxa e retorna a insistir nesse ponto máximo, nunca há um encurtamento da coluna, sendo que é uma extensão contínua realizada em pequenas insistências. Este movimento é por norma realizado no início da aula, para alongar e preparar os músculos do torso e da totalidade da coluna vertebral. A spiral também é um dos conceitos base da técnica Graham, em que a coluna realiza uma espiral, sendo que o pélvis mantém a sua orientação, ou não (exemplo long leans). Esta spiral permite igualmente a um alongamento da coluna vertebral, sendo que este é realizado pelos músculos laterais de cada vértebra. Depois cada um destes conceitos pode ser combinado e criar novas variantes, por exemplo um release com espiral a partir da articulação coxo-femural, ou um salto com contraction. Uma aula base de Graham é constituída por: ► Chão - Contractions & releases - Bounces - Spirals - Long leans - Tilts …
► Centro - Brushes - Pliès - Adage - Preparação de saltos - Saltos no lugar …
► Espaço - Walks (com espiral, mudanças de direcções…) - Triplets - Saltos com deslocação …
2.2 Limón Technique Na técnica Limón, há um determinado conjunto de conceitos de movimento que constituem o vocabulário básico desta técnica, e que são: Sucessão: um movimento é iniciado por uma parte do corpo, ao qual se seguem as outras partes do corpo, no seguimento desse fluir da energia. Essa sucessão é realizada partindo do movimento isolado de uma parte do corpo (seja ela a cabeça, uma mão ou um pé), a energia desse movimento inicial é propagado para as partes adjacentes do corpo que se movimentam consoante esse estímulo inicial. Mas nessa sucessão há igualmente o eixo, ou o high point que se deve manter apesar do deslocar gradual das partes do corpo, ou seja, quando por exemplo antes da cabeça iniciar o movimento, o high point situa-se no topo da cabeça, e com o inclinar da cabeça numa direcção então o ponto alto passa a ser a 1ª vértebra e depois a 2ª e assim sucessivamente, essa consciência leva a que tenhamos verdadeira percepção da sucessão e igualmente que se tenha o corpo centralizado e o centro activo, e neste caso a coluna alongada. Oposição: o corpo em diversos movimentos tem a oposição mais marcada, ou seja os braços podem em conjunto projectar a energia para fora um do outro durante a realização do movimento, ou seja é essa mesma oposição que lidera o movimento realizado. Reach: É a projecção de energia que está no âmago de cada movimento, contrariamente à contraction da técnica Graham em que há a contenção dessa energia. Os movimentos apontam para fora, numa tentativa de atingir o máximo da cinesfera do bailarino, projectando a energia de cada movimento para uma direcção. Bound e Rebound / Fall e Recovery: Bound é um movimento realizado em que partindo de uma posição (sentado ou em pé), uma parte do corpo lidera o moviemnto e vai numa direcção até ao máximo sendo que o Rebound é o inconsciente movimento que é realizado a contrariar esse movimento, sendo que se realiza no sentido oposto. Fall e Recovery é o mesmo mas com transferência de peso para uma parte do corpo com balanço, sendo que na recovery, o peso tem de ser transferido novamente, mas de forma mais consciente e com dispêndio de energia. Uma aula padrão de Limón é constituída por: ► Isolações - das mãos - dos ombros - da coluna - em combinação, e também com a parte inferior do corpo …
► Trabalho de chão - Sucessões no chão - Bounces (com rebound, com sucessão de braços…) - Body Swings …
► Centro - Bounces - Tendus - Pliés com sucessão - Body Swings - Rebounds com turns - Body falls - Developpés com sucessão - Lunge series (com fall e turn) - Spiral turns - Twelve count frase …
► Across the floor - Piqués (adiciona à sequência gradualmente movimento de braços, tronco, salto e volta) - Hop séries (adiciona depois cabeça e tronco) …
► Warm down - Pliés - Sucessões …
2.3 Cunningham Technique
Esta técnica, criada por Merce Cunningham foi composta por ele como coreógrafo, e devido ao seu suporte metodológico acabou por se tornar numa técnica instaurada e melhorada pelo seu criador, com um vocabulário muito definido, sendo que se verificam grandes influências e utilização de material da Técnica de Martha Graham, de quem Cunningham foi aluno. Para além de haver o uso da grande parte dos conceitos do método de Martha Graham, há igualmente a adição de novos conceitos que particularizam esta técnica, sendo que acaba por ser bastante distinta do método anterior. Para além da contraction de Graham, Cunningham criou a curve, em que em vez de haver dois pontos fixos (ombros e pélvis) e a curva da coluna no meio, apenas há um ponto fixo que é do pélvis enquanto que o resto da coluna, juntamente com a cintura escapular segue a curva que parte da zona lombar, o que prolonga a extensão da curva realizada e enfatiza a acção da parte posterior do tronco, contrariamente à contraction em que o ênfase é realizado pela parte frontal do tronco. É importante igualmente manter o tronco levantado na curve para manter o equilíbrio: Esquema da relação dos ombros e pélvis em contraction pélvis ombros
ombros pélvis
Esquema da relação entre ombro e pélvis em curve
Esta diferença significativa modifica o conceito da técnica que, apesar de usar vocabulário de Graham tem uma incidência a nível físico muito maior na parte posterior do corpo na execução do movimento. Sendo que o movimento parte do centro.
Uma aula modelo é constituída por: ► Em pé: - Bounces e pliés - Mobilização dos pés - Twist da cintura com plié e curve - Combinação de curve com contraction - Pliés - Brushes - Developpés e enveloppés - Rond de jambes - Sequência com transferência de peso - Lunges …
► Exercício de deslocação: - Triplets - Posés …
► Saltos: - No lugar - Com deslocação (Grand jetés, temps levés…) …
► Cool-down
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